Atividade #1- Poder Esclesiastico e inquisição do século XVIII

 
Olá somos, Paulo Henrique e Rogério carvalho da turma CA-2, e estamos postando nossa primeira atividade sobre a inquisição reçatada pelo Arldair Rodrigues, no programa "Fala, Doutor" clique no link e veja o vídeo.


Vamos falar um pouco sobre o Historiador.
Aldair Rodrigues se formou na faculdade de Filosofia, letras e ciências humanas da USP. E fez sua pesquisa por registros de correspondencia no Brasil datado no século XVIII e com base de registros de documentações da inquisição na Torre do tombo em Lisboa.
Ele fez um tipo de rede no brasil que era chamados de comissários que formavam uma rede de serca de 198 agentes que estavam as margens das capitanis mais antigas do nordeste.O foco central do trabalho é a multifacetada relação estabelecida entre as estruturas eclesiásticas da América portuguesa e o Santo Ofício por intermédio do clero.

O Historiador  fez uma pesquisa sobre o poder eclesiastico e inquisição do século XVIII, a inquisição era uma maneira de tortura na civilização medieval a qual hoje é bem mais dura que antigamente, onde acusados (por feitiçaria, e outros pecados condenados pela igreja católica) eram presos em celas, e torturadas.


1 comentário

Reinventando o Ensino Médio em 10 de setembro de 2012 às 18:28

Olá rapazes!
O texto está bom, mas precisa de algumas correções:
1- Aldair pesquisou a rede de eclesiásticos e leigos formada aqui no Brasil,pela qual se viabilizou a realização da inquisição aqui no Brasil.

2- Para realizar a sua pesquisa, Aldair se beneficiou de uma rede de contatos no Brasil e em Portugal - comentem sobre isso.

3- A inquisição hoje não pode ser maior que no passado porque não existe mais inquisição, revejam essa parte do trabalho, ok!?
Abraços,
Profª Débora Santos